Investindo em criptomoedas partindo do zero

criptomoeda

As criptomoedas ou criptoativos vieram para ficar. Apesar da Bitcoin ser a mais conhecida existem muitas outras moedas digitais no mercado.

Nesse artigo vou te ensinar como investir em criptomoedas partindo do zero.

"Começar do zero é a oportunidade perfeita para entender a verdadeira essência das criptomoedas." - Andreas M. Antonopoulos

#Passo 1 – Abra uma conta em uma corretora

Existem muitas corretoras especializadas nesse segmento. As mais conhecidas são Binance, Coinbase Exchange, FTX, Kraken e KuCoin.

A corretora que eu recomendo é a Binance por ser a maior e a que possui maior variedades de criptomoedas disponíveis. Ela possui plataforma web e aplicativo para celular.

binance

O processo de abertura de conta é muito simples, basta informar os dados pessoais e enviar fotos dos documentos. Após será feito um processo de verificação de conta através de reconhecimento facial.

Finalizado esse processo e com sua conta verificada, vamos para a segunda etapa.

# Passo 2 – Depositar dinheiro na corretora

Para comprar sua primeira moeda digital você vai precisar depositar dinheiro na Binance, para isso você pode fazer uma transferência bancária (inclusive utilizando o PIX) ou utilizar seu cartão de crédito.

Entretanto caso utilize a opção de depósito via cartão de crédito haverá cobrança de taxas.

# Passo 3 – Escolher a criptomoeda que deseja comprar

Defina sua forma de atuação

Antes de tudo defina como você irá atuar nesse mercado:

  • Trader (compra e vende num curto espaço de tempo – daytrader, swingtrader ou positiontrader);
  • Investidor (monta uma carteira de longo prazo – buy and hold);
  • Híbrido (ambas abordagens).

Se sua escolha foi atuar como trader você irá fazer análise técnica das criptomoedas assim como qualquer outro ativo (ações, futuros, opções, etc…) para encontrar pontos de compra e venda.

A própria Binance, bem como outros softwares de análise gráfica, dispõem dos gráficos das criptomoedas. Como eu sou fã do Amibroker utilizo o Binance Data Plugin disponível em no site ami.tools para ver os gráficos das criptos nele.

gráfico de candlesticks de uma criptomoeda
👆 Gráfico da criptomoeda The Sandbox (SAND) no Amibroker

Porém, se sua opção foi por montar uma carteira de longo prazo, é recomendada fazer também uma análise fundamentalista das moedas digitais.

E aqui segue uma dica de ouro:

Não compre uma criptomoeda apenas porque está barata.

Se o seu objetivo é montar uma carteira de longo prazo com criptoativos é importante pesquisar os fundamentos desse ativo. Um bom site para fazer essa análise é o CoinMarketCap.

Caso queira saber mais sobre como fazer uma análise fundamentalista de uma moeda digital recomendo que assista a esse vídeo:


Escolhendo uma criptomoeda

Existem atualmente mais de 8000 criptomoedas disponíveis no mercado. E esse número só vem aumentando. Portanto estude bem aonde você vai colocar o seu dinheiro.

Neste mercado assim como no mercado de ações os micos existem e aqui são chamados de memes. Também existem os golpes que são chamados de scams. Portanto cautela nunca é demais.

Outro detalhe é que nem toda moeda digital poderá ser comprada diretamente com a moeda brasileira (real), nesses casos você precisará comprar a moeda em que ela é negociada para depois comprar a cripto, uma espécie de conversão.

Exemplo:

Bitcoin (BTC) e Cardano (ADA) podem ser compradas diretamente em reais BRL (moeda brasileira)

Gala (GALA) é negociada em BNB daí você precisará comprar BNB (moeda digital da Binance) para depois comprar Gala.

O mesmo raciocínio vale para Chiliz (CHZ) que é negociada em USDT (moeda digital Theter). Primeiro você precisará converter BRL em USDT para poder comprar Chiliz.

Observação:

BTC, ADA, GALA, e CHZ são as siglas dessas moedas digitais.

Bibliografia sugerida

Um excelente livro sobre o tema é a A Bíblia do Investimento em Criptomoeda: O Guia Definitivo Sobre Como Investir Em Criptomoedas do Alan T Norman.



Nesse livro ele ensina diversas estratégias de investimento em criptomoedas, vale muito a pena conhecer.

Outro livro muito bom é o Criptoativos: o guia do investidor inovador para bitcoin e além dos autores Chris Burniske e Jack Tatar.



Conclusão

Conforme já tratado no artigo 8 Alternativas de investimento ao mercado de ações as criptomoedas são uma excelente alternativa de investimento, inclusive para quem possui pouco capital.

É um investimento seguro desde que sejam tomadas algumas cautelas.

Dessa forma, vale a pena ponderar ter em seu portfólio de investimentos parte do seu capital alocado em criptoativos.

Espero que esse artigo tenha sido útil, se gostou deixe seu comentário.

Abraços e até a próxima!

Postar um comentário