VPS para traders: Rode seu robô na nuvem!

computadores rodando na nuvem


VPS é um item fundamental para traders que investem através de robôs no mercado financeiro.

Neste artigo vou te explicar passo a passo o que é, quais as opções de VPS para traders disponíveis no mercado, como contratar uma e as vantagens da sua utilização.

O que é uma VPS?

“VPS” ou “Virtual Private Server” ou ainda “Servidor Virtual Privado” é um ambiente de computação virtual que permite a instalação e execução de programas de forma remota.

Isso significa que, mesmo se você desligar o seu computador, os programas que você está utilizando na VPS continuarão a funcionar, pois estão sendo executados na nuvem.

"A escalabilidade na nuvem pode amplificar significativamente as capacidades de negociação." - Marc Benioff

Por que eu preciso de uma VPS?

Para operar na bolsa de valores com robôs utilizando o Metatrader você precisará ficar com o seu computador ligado durante todo o pregão.

Isso pode trazer consigo alguns riscos ou inconvenientes, cito como exemplo:

  • Queda de energia;
  • Queda do sinal de internet;
  • Computador travar;
  • Latência (delay) maior nas operações pela distância com o servidor da corretora;
  • Maior gasto com energia elétrica e desgaste da máquina;
  • Alguém pode acidentalmente desligar seu computador ou fechar o Metatrader;
  • Caso você tenha fazer uma viagem fica complicado operar, a não ser que tenha um notebook, e aí vai depender ainda de uma boa conexão de internet.

Enfim muita coisa pode acontecer que pode atrapalhar seu operacional e prejudicar seus resultados. 🤨

Para resolver esse problema a melhor solução é contratar uma VPS. Assim você pode desligar seu computador e ainda sim o Metatrader continuará rodando e fazendo suas operações.

Se quiser saber mais sobre Metatrader e a utilização de robôs leia nosso artigo: Como investir com robôs de investimento?

Então, quais são as opções de VPS disponíveis no mercado?

Afinal, qual escolher?

Isso é o que vamos ver a partir de agora.

Opções disponíveis de VPS para traders

VPS do MQL5

A primeira opção é a VPS que vem no próprio Metatrader.

É prática e fácil de utilizar já que todo procedimento de contratação e migração dos robôs para nuvem é feito dentro do próprio software. Com poucos passos é possível deixar o seu Metatrader rodando online.

Além disso apresenta um excelente custo benefício e possui uma baixa latência.

Se quiser saber como contratá-la recomendo que assista a esse vídeo:

 

As desvantagens dela são:

  • não é possível mexer na VPS pelo celular;
  • não aceita qualquer robô (ex. robôs do Vilela) o que pode inviabilizar a utilização de alguns bons robôs investidores;
  • como é uma VPS estrangeira, alguns Expert Advisors não estão preparados para as diferenças de fuso-horário existentes, podendo resultar em operações em horários diferentes do configurado no robô.

VPS de empresas de hospedagem

Agora vou listar as VPS mais comuns utilizadas no exterior e no Brasil.

Lembrando que após a contratação você terá um ambiente virtual remoto, ou seja um computador rodando na nuvem, onde você irá instalar o Metatrader para rodar seus robôs ou outro programa desejado.

Além disso você pode acessá-la de qualquer computador ou celular utilizando o navegador ou um aplicativo de acesso remoto.

Então, vamos a lista:

VPS Estrangeiras

São elas:

Apesar dessas VPS gringas oferecerem um período gratuito de teste eu não as recomendo, primeiro porque são muito caras, segundo porque você tem que dar o número do seu cartão de crédito para utilizá-las.

Daí se houver algum excedente de processamento de CPU isso será cobrado do seu cartão de crédito sem avisos. E olha que já vi isso acontecer. 😧

Portanto para evitar surpresas como esta prefiro ficar com as VPS brasileiras.

VPS Brasileiras

Existem atualmente muitas opções de VPS boas e baratas no Brasil para rodar seus robôs traders.

As mais conhecidas são:

Absam

vps absam


BH Servers





Inovhost

vps inovhost


Minivps

vps minivps

Master Da Web

vps master da web


Musthost




Hostmf




Level BR 7

vps level7br


Para mim as melhores opções para utilização em conta real são a Absam e BH Servers. Já uso elas há muito tempo e nunca tive problemas.

A Absam possui como principal diferencial a opção de pagar por hora utilizada, assim você pode desligar o servidor enquanto não estiver utilizando economizando assim um bom dinheiro.

Ela possui servidores de alto desempenho e confiabilidade, com um ping (latência) muito baixo (inferior a 2 ms). Isso é extremamente importante principalmente para quem faz daytrade e utiliza estratégias scalper onde é necessário entrar e sair rapidamente de suas operações.

BH Servers  é a VPS que utilizo atualmente. É impressionante a estabilidade dessa VPS, nunca vi ela sair do ar. Seus principais atrativos são: VMware e ciclos de pagamento.

Com o VMware os recursos da sua VPS são reservados e isolados. Na prática é como se sua VPS fosse um servidor semi-dedicado, garantindo assim mais velocidade e estabilidade. Creio que é a única empresa no mercado com essa tecnologia. 

Quanto aos ciclos de pagamento, na BH Servers quanto maior o ciclo de pagamento maior o desconto concedido, podendo chegar até 40% de desconto.

Outra VPS que gosto bastante é a Minivps, e os motivos são:

  • Interface fácilde usar. Eles tem uma interface fantástica, com apenas alguns cliques você consegue criar sua primeira VPS, de forma fácil e rápida;
  • Servidores de excelente qualidade Intel Xeon e armazenamento SSD;
  • Suporte eficiente. Os tickets de suporte são rapidamente atendidos;
  • Ativação rápida. Em alguns minutos sua VPS já está pronta pra uso.

Fora essas, outras opções interessantes são: HostmfMustHostInovhost e Master Da Web que também possuem servidores muito bons no Brasil com baixa latência e um custo bem acessível.

Um ponto forte da Hostmf é que ela possui um sistema de monitoramento gratuito que abre automaticamente um chamado, acionando o suporte técnico em caso de problemas com o servidor.

Por último vem a Level7BR que apesar de ser uma das VPS mais baratas do mercado, infelizmente seus seus servidores são todos no exterior e por conta disso possui uma latência muito alta, em torno de 100 ms. Portanto, só recomendo a Level7BR para utilização em conta demo.

💡Dica: A diferença que a latência, velocidade de internet pode causar no resultado de suas operações é enorme. Por isso não economize dinheiro na hora de contratar uma VPS, pois o barato pode sair caro.

Nesses sites você poderá se deparar ainda com o termo VPS Trader. Na prática são VPS com processadores de alto desempenho e servidores próximos da B3. 🏎️🏁🏆

Enfim todas as VPS citadas possuem boas avaliações, contam com um bom suporte para instalação, utilização e diversas formas de pagamento tais como PIX, boleto e cartão de crédito.

VPS Gratuita vale a pena?

A escolha de uma VPS gratuita pode ser tentadora, dada a economia de custos aparente, mas, na prática, essa opção pode se mostrar arriscada e prejudicial para o desempenho nas operações

O fato é que o mercado financeiro demanda uma infraestrutura robusta e confiável. VPS gratuitas frequentemente carecem dos recursos necessários, como poder de processamento e largura de banda estáveis, podendo resultar em latência e execução de ordens mais lentas

Já utilizei algumas VPS gratuitas, inclusive oferecidas por corretoras, o problema é que são lentas e travam bastante, fora o suporte que é terrível. Sinceramente, não vale a pena o risco🚫⚠️

Em um ambiente tão competitivo e volátil como o mercado financeiro, investir em uma VPS paga, com garantias de desempenho e segurança, é uma medida essencial para garantir a eficácia e a confiabilidade das operações.

Contratando uma VPS passo a passo

Vou ensinar agora o passo a passo para contratar uma VPS. Utilizarei como exemplo a Absam que é uma das VPS que utilizo.

Então vamos lá:

1) Vá para o site da Absam e clique em “Login” se já tiver conta ou caso não tenha ainda clique em “Cadastro” para criar sua conta.

tela inicial do site da absam


2) Faça o login digitando email e senha.

tela de login do site da absam


3) Na tela seguinte clique em “CRIAR SERVIDOR” e depois em “Cloud NAT”.

tela de opções de servidores do site da absam


4) Na tela seguinte você irá definir:

  • um nome para seu servidor em “Nome do Cloud NAT”;
  • a região do datacenter (sugiro EUA se for operar Forex e Brasil se for operar na B3);
  • o sistema operacional (recomendo Windows 2012 Server x64);
  • os planos (aqui vai depender da quantidade de bots ou metatraders que irá rodar na sua VPS, para um único Metatrader e poucos bots 2GB RAM 2vCPU é suficiente);
  • em recursos adicionais pode deixar como está;
  • em “Autenticação” defina uma senha para seu servidor no campo “Criar senha de root”;
  • e por fim o modelo de cobrança (mensal, semestral, anual ou por hora).

tela de definições do servidor do site da absam


5) Clique em “Contratar agora”

Pronto agora é só aguardar alguns minutos para sua VPS ser criada.

Quando o processo tiver sido concluído você poderá ver todas as informações para acesso ao seu servidor no Painel de Controle.

Feito o acesso é só instalar o Metatrader e colocar os seus robôs para rodar.

Simples assim!

Como acessar a VPS de forma remota

Seu servidor pode ser acessado de duas formas: acesso por Área de Trabalho Remota (PC ou Mobile) ou acesso direto pelo navegador (inclusive MAC).

No dia a dia eu utilizo o acesso por Área de Trabalho Remota (PC ou Mobile) pois o desempenho da VPS é melhor que no acesso direto pelo navegador web.

Acessando a VPS pelo computador

Para acesso pelo PC vá no Painel de Controle do seu servidor, baixe o Arquivo de conexão RDP clicando no ícone da imagem abaixo, e salve o atalho onde desejar.

dados do servidor de vps


Clique no atalho salvo, assim irá abrir o programa Conexão de Área de Trabalho Remota que já vem com o Windows.

tela inicial do aplicativo conexão de área de trabalho remota


Clique em “Conectar”, na tela que aparecer clique em “Ok”, depois na nova tela que surgir clique em “Sim”.

Pronto a tela do seu servidor irá aparecer.

Acessando a VPS pelo celular

Para acessar a VPS através do celular smartphone utilizamos o aplicativo Microsoft Remote Desktop disponível de forma gratuita para Android e IOS.

tela do aplicativo microsoft remote desktop
Aplicativo para acesso a VPS pelo celular


Adicionando seu servidor VPS no aplicativo de celular

1) Clique no ícone de + no canto superior direito, depois em ADICIONAR MANUALMENTE;

2) No campo NOME DO COMPUTADOR digite o endereço do seu servidor (nome do host ou endereço IP) seguido de dois pontos e o número da porta RDP;

Exemplo:

Host: nat-52647.dc-sp-1.absamcloud.com

Porta RDP: 13862

Ficaria assim 👇

NOME DO COMPUTADOR

nat-52647.dc-sp-1.absamcloud.com:13862

3) Na aba CONTA DE USUÁRIO clique em "Adicionar conta de usuário". Em NOME DE USUÁRIO digite "Administrador" e em SENHA digite sua senha e clique em SALVAR.

Pronto agora é só clicar no seu servidor na tela principal do programa para acessar seu computador na nuvem.

Guia básico de utilização do Microsoft Remote Desktop

Segue abaixo um vídeo ensinando as principais funcionalidades do aplicativo de acesso a VPS no celular o Microsoft Remote Desktop.

 

Como alterar a senha de usuário na VPS

Vez ou outra você vai receber uma mensagem do Windows no canto inferior direito da sua tela informando que sua senha de usuário está prestes a vencer, e orientando a dar o comando Crtl + Alt + Del no teclado para atualizar sua senha.

Se você simplesmente der esse comando o Windows vai levar você para a janela de alteração de senha do seu computador local e não da VPS.

Qual a solução para esse problema? 🤔🔍

É fácil, é só você utilizar o Teclado Virtual do Windows.
Teclado Virtual do Windows

Vamos ao passo a passo:

1) Abra na VPS o Teclado Virtual do Windows, digitando "teclado" ou "keyboard" na barra de pesquisa de programas;
Tela do Teclado Virtual do Windows

2) Segure as teclas Ctrl + Alt do seu computador local;
Botões Ctrl e Alt apertados do Teclado Virtual do Windows


3) Clique com o mouse no botão Del do teclado virtual.
Teclado Virtual do Windows com os botões Ctrl, Alt e Del apertados

Pronto, assim será aberta a janela para alteração de senha de usuário da VPS e não do seu computador local.


Considerações finais

Enfim, poder utilizar seu computador de qualquer lugar é uma das grandes vantagem da utilização de uma VPS. Pode ter certeza, acessar seu computador pelo celular de onde você estiver vai te salvar muitas vezes.

Por exemplo, naqueles dias que sai uma notícia e o mercado fica muito volátil, você pode simplesmente pegar seu celular acessar o Metatrader e desligar o “Algotrading” evitando ficar exposto no mercado.😌

Bem acho que o principal sobre VPSVirtual Private Server é isso. Por hoje vou ficando por aqui. Fico contente que tenha chegado até aqui.

Se gostou do conteúdo compartilhe nas redes sociais e se ficou alguma dúvida deixe seu comentário.

Forte abraço e até a próxima!

Postar um comentário