Você já ouviu falar em Trend Following? Se não, acho que deveria conhecer esse incrível método de operar na bolsa de valores.
O fato é que na bolsa de valores milhares de negócios são efetuados a cada minuto entre pessoas operando no mercado de diferentes formas.
E não existe uma forma certa ou melhor que a outra de operar. Dentre as diversas metodologias de operação no mercado financeiro, uma tem se destacado bastante nos últimos anos e tem ganhado cada vês mais adeptos. É o Trend Following.
Mas afinal o que é Trend Following?
Trend Following significa seguir a tendência de preços do mercado. É uma filosofia de investimentos tranquila e segura utilizada por milhares de traders no mundo todo.
São operações feitas unicamente na direção dos preços, e nunca contra a tendência vigente, não importa as notícias, a opinião de analistas, nem os relatórios fundamentalistas das empresas.
Um trend follower (seguidor de tendências) não tenta fazer previsões ou se antecipar ao mercado, ele simplesmente reage seguindo o que o gráfico diz.
Se o mercado inicia uma tendência, seja de alta ou de baixa, ele se posiciona no mercado e surfa a tendência até que ela termine.
Para isto ele se utiliza da análise gráfica e um sistema claro que diz quando ele deve entrar no mercado e quando ele deve sair.
A história do Trend Following
Para você compreender o Trend Following vamos voltar um pouco no tempo.
No início da década de 80 dois milionários (Richard Dennis e William Eckhardt) decidiram fazer uma aposta. Eckhardt achava que para ser um trader era necessário um talento natural para isso. Já Dennis entendia que qualquer pessoa com treinamento adequado poderia se tornar um trader bem sucedido.
Ele resolveram então colocar um anúncio no jornal para recrutar pessoas comuns para participarem de um experimento, onde elas receberiam capital e treinamento para investir no mercado financeiro.
Diversas pessoas apareceram interessadas. Aos escolhidos para o experimento foi ensinado um sistema de Trend Following. Eles passaram a operar no mercado seguindo regras pre-estabelecidas por Dennis e Eckhardt. Esse grupo de pessoas ficou conhecido por “Turtle Traders“.
O resultado foi que eles acabaram tendo rentabilidades excelentes por vários anos consecutivos. Devido ao sucesso do obtido no experimento muitos deles operam através dessa filosofia de investimentos até e alguns se tornaram até gestores de grandes fundos.
Se você quiser conhecer mais sobre a história dos Turtle Traders recomendo fortemente a leitura do livro Trend Following do Michael Covel.
Outra grande referência do Trend Following é o trader Ed Seykota que é um dos magos do mercado entrevistados no famoso livro de Jack D. Schwager.
Dentre suas regras operacionais destacam-se duas intimamente ligadas com essa filosofia de trading, são elas: 1) Cortar os prejuízos rapidamente 2) Permanecer nas operações vencedoras o maior tempo possível.
Como funcionam os sistemas de Trend Following?
As estratégias operacionais de surfar tendências são baseadas na análise técnica, podendo se utilizar do gráfico de candles, linha, heiken ash e indicadores como hilo activator, sar parabólico, bandas de bollinger, médias móveis, ifr, adx e stop atr, etc.
Na seleção de ativos são buscados gráficos que possuem maior aderência com o modelo de seguidor de tendência. Ou seja que desenvolvem longas tendências seja de alta ou de baixa. Tem ações que simplesmente não dá pra fazer operações de Trend Following, e isso o trader deve estar atento.
Existem muitos sistemas de Trend Following no mercado. Cabe então ao trader procurar um modelo que ele mais se identifica.
O que diferencia o Trend Following dos demais métodos de investimento?
O Trend Following é um método simples e fácil de ser aprendido. Uma de suas vantagens é que ele não exige acompanhamento diário do mercado, podendo as operações serem montadas no final de semana, com o mercado parado, tal como faz um position trader.
Entretanto exige bastante disciplina e paciência, tendo em vista que o plano de trading deve ser seguido a risca, o trader poderá passar dias, semanas e meses sem ter que fazer nada dentro do mercado. O que pode ser angustiante para traders mais ativos.
O Trend Following envolve metodologia operacional para entradas e saídas através de análise técnica, critérios para seleção de ativos a serem operados, e gestão de capital operacional.
Se você quiser conhecer um pouco mais sobre essa filosofia incrível de investimentos recomendo também que conheça o blog Trend Following Bovespa, uma das principais referências no assunto no Brasil.
O que eu acho do Trend Following
Sem dúvida o Trend Following é uma metodologia operacional espetacular e que merece ser conhecida pelos traders. Em 2008 quando o mercado de ações derretia, e milhares de investidores viam perplexos seu capital desaparecer, os trend followers já tinham saído do mercado.
E quando o mercado de ações retornou sua tendência de alta, e muitos investidores machucados pelo mercado não tiveram coragem de montar novas posições, novamente os trend followers se sobressaíram seguindo seus sistemas que já apontavam compra.
Portanto, eu acredito que não existe uma única forma correta de operar o mercado. Mas, existe sim uma forma que se adéqua a cada tipo de pessoa, personalidade e estilo de vida. E sem dúvida o Trend Following pode agregar bastante ao seu arsenal de trading.
Postar um comentário